Curso de Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial

Curso de Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial

Curso de Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial

  • 22 Mar, 2024
  • Ítalo Amorim

Coordenadora:  Profa. Dra. Elza Dutra-UFRN  CRP- 17/0022 

Duração: Até setembro de 2024.
Público alvo: Psicólogos e estudantes de psicologia.
Modalidade: On-line.
Horário: 8h30 às 18h.
Investimento/Módulo: R$ 350,00 e R$ 280,00 (para ex-alunos Poiesis)

Os módulos do curso podem ser cursados isoladamente*, com direito a certificado de 8 h/a. 

* Permitido o máximo de 3 módulos

ABRIL
06/04

Cíntia Guedes
(PROAE-UFRN, GESDH/POIESIS)

Módulo 12: Intervenção em situações de crise

MAIO
04/05

Joelson Rodrigues
(UFRJ)

Módulo 14: Psicopatologia II

JUNHO
15/06

Ana Karina Azevedo
(UFRN)
Kadidja Lucena
(GESDH/POIESIS)

Módulo 15: Sonho e Corporeidade

JULHO
06/07 

Alexandre Marques Cabral
(UERJ)

Módulo 16: Psicologia Decolonial e Fenomenologia

AGOSTO
03/08 

Alexandre Trzan
(NUCAFE)

Módulo 17: Psicologia Fenomenológica e Gênero

SETEMBRO
14/09

Roberto Novaes de Sá
(UFF)

Módulo 18: Atitude fenomenológica e Atitude natural

SOBRE O CURSO
O III Curso de Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial representa uma continuidade dos demais cursos de formação promovidos pelo Núcleo de Psicologia Fenomenológica- POIESIS em 2017 e 2019. Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que o curso que no momento está sendo ofertado pelo Núcleo de Psicologia Fenomenológica- POIESIS tem sua origem no Curso de Especialização em Psicologia Clínica Fenomenológica, criado na UFRN em 2005 pela Profa. Elza Dutra, o qual teve cinco edições junto a esta instituição, tendo a última ocorrido em 2022 promovida através do Núcleo Poiesis. Ao ser criado, em 2005, junto ao Departamento de Psicologia- DEPSI/UFRN, o curso em foco representou o pioneirismo no estudo da Psicologia Clínica Fenomenológica no Rio Grande do Norte e também no Nordeste, atraindo alunos dos estados vizinhos.

Ao longo dos anos em que o curso aconteceu, a perspectiva fenomenológica adotada foi se definindo em direção a um pensamento de nuance mais fenomenológica- hermenêutica, inspirada no pensamento do filósofo Martin Heidegger e a sua Analítica da Existência. O que significa dizer que ao se inspirar na filosofia fenomenológica e hermenêutica visando a se pensar e construir uma prática clínica sob essa perspectiva, tanto a grade curricular quanto o corpo docente cada vez mais passaram a refletir essa direção teórica, filosófica e metodológica, no intuito de promover reflexões, transmitir conhecimentos e favorecer a experiência de uma atitude fenomenológica, o que significa dizer que, de alguma maneira e necessariamente, o curso busca criar condições para uma reflexão crítica no sentido da desconstrução do repertório técnico e positivista que embasam a psicologia científica e desse modo possibilitar a construção de um olhar que priorize a existência e as possibilidades de o homem ser e estar-no-mundo.

Com base em tais ideias, o Curso de Formação em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial tem como objetivo, capacitar psicólogos para a prática clínica, tendo como fundamento filosófico e teórico-metodológico a fenomenologia hermenêutica heideggeriana. Significa que o curso se desenvolve para além do ensino de técnicas, ao contrário, busca favorecer a reflexão crítica sobre os fundamentos filosóficos e epistemológicos das práticas clínicas visando a apropriação de uma atitude fenomenológica, que se dá no âmbito da existência e na experiência de ser.

A experiência de tornar-se um psicólogo clínico na perspectiva que adotamos, requer um tipo de aprendizagem que não se sustenta somente nos conhecimentos teóricos, mas, sobretudo, numa postura que reflita um compromisso do psicólogo com as dimensões política, ética e social da Psicologia, tendo como foco a existência do ser-no-mundo e a historicidade que o constitui. Para isso, o curso necessita da participação, na sua coordenação e docência, de profissionais com comprovada atuação na área, identificados com os princípios e ideias de uma psicologia fenomenológica e hermenêutica.

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