Normas para Submissão e Apresentação de Trabalhos

III Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial

IV Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia – ANPEPP

Sofrimento e historicidade: o desamparo ético-político na contemporaneidade

 

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  

 

ATIVIDADES CIENTÍFICAS

 

As atividades científicas apresentadas no III Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial e IV Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia - ANPEPP serão em três modalidades:

 

 

Modalidade de Atividade Científica

Objetivo

Comunicação Breve de Pesquisa (CBP)

 

 

Relatar oralmente pesquisas empíricas já concluídas ou com resultados parciais no campo da Psicologia Fenomenológica Existencial.

 

Estudos Teóricos (ET)

Relatar oralmente estudos teóricos já concluídos no campo da Psicologia Fenomenológica Existencial.

 

Relato de Experiência (RE)

Relatar oralmente experiências práticas de atuação profissional no campo da Psicologia Fenomenológica Existencial.

 

 

 

APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS - ORIENTAÇÕES

 

  1. Os trabalhos para as atividades científicas a serem apresentadas no III Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial e IV Encontro Nacional do GT Psicologia & Fenomenologia - ANPEPP deverão ser propostos no formato de Resumo, de acordo com as normas da APA.
  2. Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente em Sessões Temáticas, distribuídas nos dois dias do evento. 
  3. Para compor uma Sessão Temática de apresentação oral serão escolhidos, pela Comissão Científica, 4 resumos de atividades científicas. Estes devem possibilitar a interlocução entre os apresentadores e destes com os congressistas.
  4. Cada apresentador terá até 10 minutos para a sua apresentação.
  5. O tempo destinado para perguntas, após todas as apresentações, será de 20 minutos.
  6. As Sessões Temáticas deverão durar no máximo 60 minutos, incluindo o tempo de apresentação e perguntas.
  7. A Comissão Científica do Congresso indicará um coordenador para cada uma das Sessões Temáticas.

 

 

SESSÕES TEMÁTICAS

 

Para submeter seu resumo, o proponente deverá optar por uma das sessões abaixo e indicá-la no momento da inscrição:

 

1. Práticas Clínicas, contemporaneidade e saúde

  • Atenção psicológica em diferentes contextos, como: clínica, trabalho, hospitalar, campo jurídico, escolar, educacional.
  • Práticas clínicas no contexto da pandemia
  • Plantão Psicológico
  • Psicoterapia
  • Sofrimento existencial
  • Psicopatologia fenomenológica, sofrimento psíquico grave

 

2. Fenomenologia, pesquisa e formação em psicologia

  • Epistemologia, métodos e pesquisa
  • Formação do(a) psicólogo(a)
  • Práticas formativas, como estágio supervisionado
  • Práticas formativas e pesquisa em tempos de pandemia

 

3. Diálogos interdisciplinares

  • Relações entre a fenomenologia existencial e outros campos do saber, como arte, literatura, geografia, economia, antropologia, sociologia, religião, trabalho e áreas afins.

 

4. Práticas psicológicas, ética e política

  • Diversidade sexual e de gênero
  • Discriminação, preconceito e violência
  • Psicologia Comunitária e Social;
  • Prática político-social do(a) psicólogo(a);
  • Psicologia e saúde pública;
  • Psicologia e Assistência social.

 

  • Em caso de não haver número suficiente de trabalhos para organizar a Sessão Temática, a organização do evento se reserva o direito de não ofertar a mesma e realocar o trabalho em outra sessão.

 

 

NORMAS

 

  1. O autor deve, necessariamente, estar inscrito no evento e ter pago a taxa de inscrição para garantir a apresentação e publicação do resumo.
  2. Cada participante pode submeter até três trabalhos na categoria de autor, independentemente de ser na mesma Sessão Temática ou não.
  3. O número máximo de autores por trabalho é de 5 participantes.
  1. O resumo deve ter entre 2000 e 2500 caracteres (com espaço) e ser apresentado em parágrafo único, fonte: Times New Roman, tamanho: 12, espaçamento 1,5. Não serão contados título e palavras-chave nesta área.
  2. Deverão ser apresentadas entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e a última palavra seguida por ponto.
  3. O título deve conter no máximo 12 palavras.
  1. Para a atividade científica Comunicação Breve de Pesquisa (CBP), o resumo deve apresentar os seguintes elementos: tema, problema de pesquisa, objetivos, método resultados, discussão e considerações finais ou parciais da pesquisa.
  2. Para a atividade científica Estudos Teóricos (ET), o resumo deve apresentar os seguintes elementos: introdução (apresentando o tema e objetivo(s) do estudo), desenvolvimento e considerações finais.
  3. Para a atividade científica Relato de Experiência (RE), o resumo deve apresentar os seguintes elementos: introdução com marco teórico de referência para a experiência, objetivos, descrição do contexto e dos procedimentos, reflexões e articulações teóricas tecidas a partir dos mesmos e considerações finais com possíveis contribuições para a atuação profissional e/ou área do conhecimento científico.
  4. O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações e referências.
  5. O resumo deverá ser colado em local próprio no formulário de inscrição.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

 

Os resumos serão submetidos através da aba Submissão de trabalhos na aba do congresso, no site www.nucleopoiesis.com.br  e avaliados pelos membros da Comissão Científica, bem como por consultores ad hoc. Os resumos poderão ser aprovados ou reprovados.

 

A avaliação dos resumos será feira de acordo com os seguintes critérios:

 

  1. a) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos
  2. b) Adequação do título ao trabalho
  3. c) Adequação do trabalho à linha temática escolhida
  4. d) Adequação do resumo à estrutura proposta para cada modalidade de atividade científica
  5. e) Redação clara e objetiva e qualidade gramatical do texto
  6. f) Relevância do tema e coerência com a temática do Congresso
  7. g) Fundamentação teórica do estudo consistente e situada no âmbito da fenomenologia existencial
  8. h) Adequação do método aos objetivos propostos
  9. i) Clareza na apresentação dos resultados e discussão e/ou no desenvolvimento das ideias expostas.
  10. j) Devida articulação entre considerações finais e objetivos propostos.

 

 

CRITÉRIOS DE DESEMPATE DOS TRABALHOS APROVADOS

 

            Caso o número de trabalhos aprovados ultrapasse a capacidade dimensionada pela Comissão Científica do evento, será adotado como critério de desempate a data e o horário de envio, ou seja, terão prioridade os resumos que foram submetidos primeiro.

 

 

PRAZOS

 

Submissão dos Resumos: até 15 de junho de 2021.

 

Divulgação dos resumos aprovados: 31 de julho de 2021.

 

Os resumos aprovados serão divulgados exclusivamente no site do evento.

 

Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.

 

 

Dúvidas ou mais informações: poiesis.feno@gmail.com 

 

 

 

 

Comissão Científica

 

Ana Andréa Barbosa Maux

Cynara Carvalho de Abreu

Cíntia Guedes Bezerra

Elza Dutra

Melina Séfora Souza Rebouças

Symone Fernandes de Melo

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