Normas para submissão de trabalhos - V CIFE

Normas para submissão de trabalhos - V CIFE
- 10 Abr, 2025
- Ítalo Amorim
As atividades científicas apresentadas no V Congresso Internacional de Fenomenologia Existencial serão em três modalidades e deverão ser propostas no formato de Resumo, de acordo com as normas da APA.
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS
- Os trabalhos aprovados serão apresentados oralmente (sem uso de equipamentos audiovisuais) em Sessões Temáticas distribuídas nos dias do evento.
- Para compor uma Sessão Temática de apresentação oral serão escolhidos, pela Comissão Científica, de 4 a 6 resumos de atividades científicas. Estes devem possibilitar a interlocução entre os apresentadores e destes com os congressistas.
- Cada apresentador terá até 10 minutos para a sua apresentação.
- O tempo destinado para perguntas, após todas as apresentações, será de 20 minutos.
- A Comissão Científica do Congresso indicará um coordenador para cada uma das Sessões Temáticas.
LINHAS TEMÁTICAS
Para submeter seu resumo, o proponente deverá optar por uma das sessões abaixo e indicá-la no momento da inscrição:
1. Práticas Clínicas fenomenológicas, contemporaneidade e saúde
- Atenção psicológica em diferentes contextos, como: clínico, trabalho, hospitalar, jurídico, escolar, educacional;
- Plantão Psicológico;
- Psicoterapia;
- Sofrimento existencial e era digital;
- Psicopatologia fenomenológica, sofrimento psíquico grave.
2. Fenomenologia, pesquisa e formação em psicologia
- Epistemologia, métodos e pesquisa;
- Formação do(a) psicólogo(a);
- Práticas formativas em Psicologia;
- Era digital, práticas formativas e pesquisa.
3. Diálogos interdisciplinares
- Relações entre a fenomenologia existencial e outros campos do saber, como arte, literatura, geografia, economia, antropologia, sociologia, religião, educação, administração e áreas afins.
4. Fenomenologia, Práticas psicológicas, Direitos Humanos, Decolonialidade
- Diversidade sexual e de gênero;
- Discriminação, preconceito e violência;
- Psicologia Comunitária e Social;
- Prática político-social do(a) psicólogo(a);
- Psicologia e saúde pública;
- Psicologia e Assistência social.
Em caso de não haver número suficiente de trabalhos para organizar a Sessão Temática, a organização do evento se reserva o direito de não ofertar a mesma e realocar o trabalho em outra sessão.
NORMAS
Pelo menos um dos autores deve, necessariamente, estar inscrito no evento e ter pago a taxa de inscrição para garantir a apresentação e publicação do resumo.
- Cada participante pode submeter até três trabalhos na categoria de primeiro autor, independentemente de ser na mesma Sessão Temática ou não.
- O número máximo de autores por trabalho é de 5 participantes.
- O resumo deve ter entre 2000 e 2500 caracteres (com espaço) e ser apresentado em parágrafo único, fonte: Times New Roman; tamanho: 12; espaçamento 1,5; Não serão contados título e palavras-chave nesta área.
- Deverão ser apresentadas entre 3 e 5 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e a última palavra seguida por ponto.
- O título deve conter no máximo 12 palavras.
- Para a atividade científica Comunicação Breve de Pesquisa (CBP), o resumo deve apresentar os seguintes elementos: tema, problema de pesquisa, objetivos, método, resultados, discussão e considerações finais; ou introdução (com marco teórico de referência para a experiência), objetivos, descrição do contexto e dos procedimentos, reflexões/articulações teóricas e considerações finais com possíveis contribuições para a atuação profissional ou área do conhecimento científico.
- O resumo não poderá conter tabelas, figuras, imagens, caracteres especiais, notas de rodapé, citações e referências.
- O resumo deverá ser colado em local próprio no formulário de inscrição.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS RESUMOS
Os resumos serão submetidos na área do inscrito (https://www.cife2025.eventos.dype.com.br/site/capa) e avaliados pelos membros da Comissão Científica, bem como por consultores ad hoc.
Ao submeter o trabalho é necessário que um dos autores esteja devidamente inscrito e regular para que apareça a opção INSCRIÇÃO DE PROPOSTA OU TRABALHO. Ao clicar nessa opção aparecerão os seguintes campos para preenchimento: Título (Max de 250 caracteres com espaços) e Resumo (Max 2800 caracteres com espaços).
Os resumos poderão ser aprovados ou reprovados.
A avaliação dos resumos será feira de acordo com os seguintes critérios:
- a) Cumprimento das normas para elaboração dos resumos;
- b) Adequação do título ao trabalho;
- c) Adequação do trabalho à linha temática escolhida;
- d) Adequação do resumo à estrutura proposta para cada modalidade de atividade científica;
- e) Redação objetiva, bem como correção gramatical do texto;
- f) Fundamentação teórica do estudo consistente e situada no âmbito da fenomenologia existencial;
- g) Adequação do método aos objetivos propostos;
- h) Clareza na apresentação dos resultados e discussão e/ou no desenvolvimento das ideias expostas;
- i) Devida articulação entre considerações finais e objetivos propostos.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE DOS TRABALHOS APROVADOS
Caso o número de trabalhos aprovados ultrapasse a capacidade dimensionada pela Comissão Científica do evento, serão adotados como critérios de desempate:
- a) Relevância do tema e coerência com a temática do congresso;
- b) Data e horário de envio, ou seja, terão prioridade os resumos que forem submetidos primeiro.
PRAZOS
Submissão dos Resumos: de 10 de abril até 10 de junho de 2025.
Divulgação dos resumos aprovados: 10 de julho de 2025.
Os resumos aprovados serão divulgados exclusivamente no site do evento.
Os resumos dos trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento.
Dúvidas ou mais informações: poiesis.feno@gmail.com
Comissão Científica
Ana Andréa Barbosa Maux
Ana Karina Silva Azevedo
Cynara Carvalho de Abreu
Cíntia Guedes Bezerra
Elza Dutra
Melina Séfora Souza Rebouças
Symone Fernandes de Melo